Abílio Tavares
Abílio Tavares nasceu em 16 de Março de 1944 na Branca, localidade inserida no meio rural, hoje Vila do Concelho de Albergaria-a-Velha, onde reside.
É o quarto de 6 irmãos. Cresceu numa família bastante pobre num tempo muito difícil de pós-guerra, que se caracterizava pela carestia material e social.
Os primeiros 4 anos de estudo liceal foram cumpridos no Seminário Beneditino de Singeverga, onde ingressou, com catorze anos, após uma experiência de trabalho, por necessidade doméstica, que ocorreu depois de ter cumprido a quarta classe – escolaridade obrigatória para os rapazes.
Depois de abandonar o seminário e terminar o serviço militar obrigatório, completou a sua formação escolar, em período pós-laboral.
Ingressou e concluiu o Curso do Magistério Primário.
Frequentou posteriormente o Curso de Licenciatura em Línguas e Literatura Modernas – Estudos Portugueses – na Universidade de Coimbra, como trabalhador Estudante.
Concluiu o Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar e exerceu a sua atividade docente, da qual se encontra aposentado, durante trinta e quatro anos.
O seu gosto pela poesia manifestou-se durante o internato no Seminário, aquando da leitura de Campo de Flores de João de Deus, mas foi a poética de José Régio que o estimulou a experimentar escrever neste género literário, sendo este, o seu segundo livro de poesia.