Adalberto Castelo
Adalberto Castelo é o pseudónimo de
Armando Teixeira Pinto.
Nascido numa família de classe média alta em Vila Real, desde cedo, percebeu o valor da educação e o impacto positivo que ela poderia ter sua minha vida. Aos 17 anos, ingressou na Força Aérea Portuguesa, onde serviu como
operador de radar.
Viveu momentos conturbados durante a
Revolução dos Cravos, em 1974, e logo após, em 1975, retornou a Angola, onde seu pai era reitor do Liceu Nacional de Benguela. Testemunhou de perto a guerra civil e a independência do país, enfrentando bombardeios e incertezas. Essa época marcou-o profundamente e fez-lhe valorizar ainda mais a vida e as relações humanas.
No regresso a Portugal em 1977, conheceu o amor da sua vida, com quem construiu uma família maravilhosa. Criaram quatro filhos, que são a luz dos seus olhos e a sua maior motivação para seguir em frente.
Profissionalmente esteve ligado durante quase quatro décadas, aos Recursos Humanos, desempenhando sempre a função de chefia e assumindo desafios cada vez mais complexos.
Essa área apaixonou-o e permitiu-lhe lidar com as pessoas, aprender com as suas histórias e ajudar no seu desenvolvimento. Foi um capítulo importante da sua vida profissional.
A vida deu uma guinada inesperada quando foi confrontado com problemas de saúde. Esses desafios obrigaram-no a terminar a sua carreira mais cedo do que esperava, mas também o ensinou muito sobre resiliência e a capacidade humana de superar obstáculos. Apoiou-se e apoia-se na sua família, e na sua própria força para seguir em frente.