Irmã Maria do Carmo Bogo
Maria do Carmo Bogo, nasceu a 02 de julho de 1948, em Beselga de Penedono, pequena e graciosa aldeia no distrito de Viseu, filha de José Salvador Bogo e de Isabel Costa, última de quatro irmãos e uma irmã que a precederam.
Deixou a sua terra natal aos 21 anos de idade para seguir a sua vocação missionária no Instituto feminino de Comboni, as Irmãs Combonianas, chegadas à cidade de Viseu a 01 de janeiro de 1965.
Após alguns meses, Maria do Carmo partiu para a Itália, com outras jovens, para iniciar a formação, que a levou a consagrar toda a sua vida a Deus para a Missão, a 22 de agosto 1973.
Passou por Londres, onde estudou Inglês, preparando-se assim para partir para a sua primeira Missão em Asmara (Eritreia), onde prestou ajuda às jovens violentadas e abandonadas, com as suas crianças, a todo o tipo de violência, nas periferias da cidade, capital do País. Alguns anos mais tarde, foi destinada às missões da Etiópia, nomeadamente, entre os povos da tribo Sidamo.
Regressando a Londres em 1985, integrou-se numa equipa missionária, com o objetivo de dar a conhecer as missões à juventude dos colégios do Reino Unido.
No ano 2000 partiu para a América Latina: em Esmeraldas (Equador) trabalhou na radio diocesana Antena Libre, no Peru na animação missionária nas paróquias da Cidade de Lima, e na Colômbia viveu nos bairros periféricos, da grande Bogotá, conhecidos por Ciudad Bolívar, refugio das famílias deslocadas, em fuga da violência causada pelas guerrilhas. Agora vive em Portugal integrada na comunidade de Lisboa.