O presente volume inclui um conjunto de artistas e artífices que, durante todo o século XVIII, deambularam pela periferia do norte do país, deixando a sua marca em obras de talha, carpintaria, alvenaria e pintura, tanto em edificações públicas, como religiosas.
Os que aqui se apresentam, compõem uma espécie de proto dicionário de artistas que calcorrearam toda a região do Douro, da Beira Transmontana e de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Neste caso concreto, a geografia a destacar, inclui as duas margens do Rio Douro – a direita e a esquerda – dentro dos limites da Região Demarcada.
As igrejas da margem direita pertencem à região de Trás-os-Montes e Alto Douro (assinalada a laranja); as da margem esquerda (deste estudo), compõem um conjunto da denominada Beira Transmontana, incrustadas no Bispado de Lamego (assinalada a lilás), cujo padroado era pertença da Universidade de Coimbra.
Exceptuando 11 artistas e artífices, os restantes foram descobertos pelo autor e apresentados em duas investigações universitárias (2001 e 2011).