Diário Quase Filosófico (2016-2020)

ISBN: 9789897823602

A maior parte deste diário é formada por reflexões sobre temas de carácter filosófico, nomeadamente os problemas de Deus, do livre-arbítrio, do mal, da mente e do sentido da vida, que constituem o essencial da mundivisão do autor. Nele há também referências biográficas e alguma poesia.
O autor defende que as piores formas de mal têm a mesma origem – o acaso –, e que não devemos procurar no conceito de livre-
-arbítrio a explicação da parte do mal que é normalmente designada por mal moral. De resto, o conceito de livre-arbítrio é demasiado vago, visto não ser possível provar que um acto foi praticado livremente ou não. De facto, se uma pessoa praticou um acto
A moralmente reprovável, como poderemos provar que ela poderia ter praticado um acto diferente de A? A afirmação “Escolheu fazer o mal porque é livre” não parece ser uma justificação convincente dessa escolha. O ser livre agirá sempre da melhor maneira possível em quaisquer circunstâncias, como Espinosa afirmou.
O mal devido à acção dum mass killer e o que resulta do rebentamento dum pneu defeituoso têm, em última análise, a mesma explicação – o acaso. Se esta explicação fosse compreendida por todos, as cadeias não existiriam para punir os criminosos mas para curar e reeducar as suas mentes.
O autor partilha com Espinosa a opinião de que o Universo é uma realidade necessária e que portanto não foi criado. Pensa também que Deus e a Humanidade não podem ser concebidos separadamente porque o amor e da amizade que os homens dedicam uns aos outros é que dão realidade à ideia de Deus.
“Deus chora em cada lágrima de homem ou de mulher, sorri em cada sorriso, canta em cada canção.” (Amado Nervo, in “Plenitude”, cap. 47)

Comprar em:

Diretamente ao Autorlibros.ccAmazonBertrandWook

Recebi hoje os exemplares do meu livro. Gosto muito do aspecto final do livro. Também fiquei satisfeito com a maneira como todo o processo de publicação decorreu. No essencial, todas as minhas sugestões foram aceites. Recomendaria a sua editora a qualquer dos meus amigos.