
José R. Pinto Guimarães
José da Rocha Pinto Guimarães, reformado, natural de Valongo e residente em São Miguel – Açores, encontrou na escrita poética a expressão de uma vida marcada por experiências profundas, desafios e reencontros. Criado pelos avós maternos, é pai de dois filhos e avô babado da Mariana Sofia. Após quatro décadas de casamento, reencontrou o amor numa relação adiada pelo tempo, mas concretizada no presente.
Católico praticante, benfiquista de coração e apaixonado por desporto, dedicou 43 anos à atividade venatória. Profissionalmente, dividiu-
-se entre o trabalho de escritório, a ourivesaria e a promoção de artigos utilitários e religiosos. É detentor do 12.º ano de escolaridade, com formação em contabilidade e foi também mediador de seguros.
Poeta desde sempre, só agora, com o apoio da sua companheira e o acolhimento dos Açores, teve a coragem de publicar o seu primeiro livro. Com menções honrosas recebidas em eventos nacionais e internacionais, escreve com autenticidade e emoção. Valoriza a verdade, a simplicidade e a dignidade humana, rejeitando ostentações e falsidades. Na sua humildade, agradece a Deus por tudo o que é – inclusive por ser pobre.