Perguntas frequentes

Estas são as questões mais frequentes que nos colocam sobre o serviço da 5Livros.

Se tem alguma dúvida que não está aqui esclarecida, nem a encontra respondida noutro local deste site, por favor, não hesite em contactar-nos.

A 5Livros distribui o livro pelas livrarias?

A 5Livros distribui o seu livro pelos mais importantes e respeitados serviços de distribuição digital de livros, mediante a opção que adquirir. Entre estes estão a Amazon, Apple iBooks, Google Play, Libros.cc e outras plataformas que aderem a este sistema de distribuição. Desta forma a sua obra poderá chegar de forma mais simples e rápida aos leitores de todo o mundo. 
A 5Livros possibilita a distribuição em papel através da Amazon e da Libros.cc
A 5Livros não efectua a distribuição dos livros publicados na versão em papel pelas livrarias. Essa possibilidade fica ao critério e interesse dos autores.

Quem pode publicar com a 5Livros?

Qualquer autor com um livro original pode ser publicado em 5livros.pt
Os profissionais das artes gráficas e designers também podem recorrer à 5livros.pt para fazer pequenas tiragens de livros ou revistas e/ou, imprimir os monos (vulgo livro de prova) para aprovação dos seus clientes

Em que formato faço chegar o original?

Poderá enviar o seu livro num ficheiro Microsoft Word (.doc), em Pages, .rtf ou outro formato similar produzido por um processador de texto. Em caso de dúvida, por favor contacte-nos.

As cores do livro vão ser iguais às que vejo no meu monitor?

As câmaras digitais e os monitores reproduzem as cores em RGB (Red-Green-Blue) e a impressão em papel utiliza o sistema CMYK (Cyan-Magenta-Yellow-K (preto). Por essa razão as cores que vê no ecran podem não corresponder exactamente às que serão impressas no livro.

O que é o ISBN?

O ISBN (International Standard Book Number) é um número de identificação internacional que permite aos editores, bibliotecários e livreiros localizar um livro. Além de facilitar a identificação da sua publicação e torná-la mais visível, o ISBN compila várias das suas características, tais como o tamanho, preço, número de páginas, acabamento, data de apresentação, formato e editora.

Posso enviar ficheiros por email?

Sim, pode.

Como se processa a edição do meu livro?

Uma vez escolhida e contratada uma das nossas opções, à excepção da OPÇÃO 1, e recepcionado o original do seu livro iniciaremos a concepção da maquete e respectiva paginação. Procederemos à concepção gráfica da capa. De seguida enviar-lhe-emos um livro de prova (exactamente igual aos que serão produzidos depois) para sua aprovação, caso tenha optado pelas Opções 3 ou 4. Após isto faremos a impressão dos livros.

Como é feita a entrega dos livros?

Através de transportador na morada que indicar.

Posso fazer uma reimpressão do meu livro, mais tarde?

Sim, é sempre possível fazer a reimpressão de um livro desde que tenha sido impresso na 5 livros.pt. Basta enviar-nos um e-mail a solicitá-lo.

Como posso proteger o conteúdo do meu livro?

Nos termos do art. 12.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, o direito de autor é reconhecido independentemente do registo, depósito ou qualquer outra formalidade. Ainda assim, o autor poderá fazer um registo de propriedade intelectual na Inspecção Geral das Actividades Culturais (www.igac.pt).

Posso enviar algum tipo de original em papel, como fotografias e documentos, para serem digitalizados?

Pode, porém esse trabalho de digitalização terá de ser pago à parte, mediante orçamento.

O que é a impressão POD (print on demand)?

Os livros produzidos pela 5livros.pt integram uma rede de distribuição de impressão a pedido. Uma vez inseridos neste sistema podem ser adquiridos na nossa rede de distribuição e entregues em (quase) qualquer parte do mundo.

Quanto tempo demora a produção do livro?

Aproximadamente 15 a 20 dias úteis.

Se eu decidir publicar um livro sob pseudónimo, vocês garantem a confidencialidade da identidade do autor?

Claro que sim.

Posso publicar o ebook e uma primeira edição impressa, mas se decidir depois fazer uma ou mais novas edições em papel noutra gráfica (sem recorrer aos vossos serviços) vocês podem continuar a fazer a distribuição/venda da edição digital? E as impressões da 1ª edição em papel, vocês podem continuar também a vendê-las através das lojas online?

Claro que sim.