A auto-edição oferece aos autores uma extraordinária vantagem que, muitas vezes, não está ao alcance dos autores que publicam os seus livros nas editoras tradicionais.
É um dos seus grandes benefícios.
A juntar a outros, que fazem deste meio de publicação uma poderosa ferramenta para levar a sua mensagem ao público, aos seus leitores.
Da gaveta para as mãos das pessoas.
Como se, de repente, a sua sala se transformasse numa gigantesca praça pública, onde milhares de pessoas aguardam pelo que tem a revelar.
Os bons livros devem chegar às mãos dos leitores. Mas uma obra só existe verdadeiramente a partir do momento em que lhe damos forma.
Sabia que, em 2016, só nos EUA, foram publicados 787 mil títulos através da auto-edição? Destes só 148 mil foram-no no formato ebook. Os restantes foram impressos.
O que é a auto-edição?
A auto-edição é um processo em que o autor publica o seu livro com total domínio de todas as fases até chegar às livrarias.
Por outras palavras, na edição tradicional há um editor que avalia o original e decide publicar ou não publicar.
Na auto-edição é o autor que decide:
- o que vai publicar;
- quando publicar;
- nas quantidades que quer;
- e onde vai distribuir.
Portanto, tem todo o domínio, de todo o processo
Dessa forma tem uma grande vantagem:
Não ter de dividir os seus direitos de autor com quem quer que seja, a não ser com as distribuidoras.
As vantagens da auto-edição para autores independentes
Uma exposição mais rápida
Uma das grandes vantagens da auto-edição é que o seu livro chega ao mercado mais rapidamente.
O processo é muito mais célere do que na edição tradicional, em que há diversos procedimentos a ultrapassar e um calendário de edição determinado pela editora.
Total controlo criativo
Com a auto-edição, o autor controla todo o processo e assume a responsabilidade pela sua criatividade. Quando a edição é feita por uma editora, é necessário corresponder aos requisitos da editora e, muitas vezes, negociar aspectos que, à partida, o autor considera inegociáveis.
Sem pressões de tempo
As editoras tradicionais funcionam segundo um calendário pré-estabelecido. O que significa que os autores têm de cumprir prazos restritos. Muitas vezes à custa da qualidade da obra que estão a criar.
Quando alguém opta pela auto-edição apenas tem de obedecer ao seu próprio calendário.
As desvantagens da auto-edição
Menor apoio editorial
A edição independente de um livro é isso mesmo, independente. Logo, não poderá contar com o apoio de uma editora na promoção.
Conclusão
A auto-edição é uma excelente forma de publicar e levar ao mundo a sua obra. De transmitir as suas histórias, ideias e paixões.
Ao contrário da edição tradicional, ainda muito apegada a velhas fórmulas, a auto-edição oferece aos autores um sentimento de liberdade que cada um pode explorar à sua maneira.
Se quiser saber mais sobre a auto-edição e de como a pode aproveitar para os seus projetos, entre em contacto com a 5Livros.