“A Companhia de Caçadores 2418”, editado pela 5Livros, oferecido ao Presidente da República

Fernando Carvalho, autor de "Companhia de Caçadores 2418", entrega o livro ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Fernando Carvalho, autor de “Companhia de Caçadores 2418”, entrega o livro ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (imagem YouTube)

Há livros e livros. Há aqueles que ficam a fazer parte de nós quando os lemos. Há aqueles que nos tocam mas também mexem com as emoções e a história de pessoas que amamos.

Há livros especiais. 

 “Companhia de Caçadores 2418, na Guerra em Moçambique, 1968-1970”, de Fernando Carvalho, é um deles.

Começou por ser algo bem diferente antes de se tornar num livro especial. 

Mas já lá iremos. 

Editado pela 5Livros há uns meses, o livro chegou, no dia 25 de Novembro, às mãos do Presidente da República. Curiosamente Marcelo Rebelo de Sousa também é, em certa medida, um pequeno protagonista do livro. “Pequeno” de forma literal.  

Com a preciosa colaboração do seu amigo Domingos Magalhães, o autor da obra ofereceu-a pessoalmente ao Presidente da República.

“O nosso Presidente consta da história da Companhia de Caçadores 2418. Quando, com a sua mãe, Dra. Maria das Neves, visitou a nossa Companhia, em Maniamba / Niassa / Moçambique, nas vésperas do Natal de 1969”, conta Fernando Carvalho numa publicação no Facebook.

“Manifesto-me honrado, orgulhoso e feliz pela aceitação e pelos elogios ao objectivo desta obra”, salientou o autor. 

De um blog para as páginas de um livro

A história do livro “Companhia de Caçadores 2418, na Guerra em Moçambique, 1968-1970” começa quando Fernando Carvalho decide fazer um blog. Queria contar as histórias que viveu e partilhar a informação que recolheu quando fez parte dessa companhia.

Os destinatários eram óbvios: os seus companheiros e os seus filhos, familiares e amigos.

Mas havia um problema.

Um dia chegou à conclusão que a maior parte dos seus companheiros não usava a Internet. Por isso, o seu principal objectivo acabava por ficar perdido. 

Foi nessa altura que decidiu dar um outro passo: transportar tudo para um livro. 

Da deliberação à realização foi um pequeno passo. 

Uma repercussão inesperada

Fernando Carvalho consultou as opções editoriais da 5Livros e tudo correu de forma célere e o mais personalizada possível. O livro foi editado de forma simples e transparente e com qualidade profissional.

Depois de o receber em casa, com os olhos a brilhar, tornou-se óbvio a Fernando Carvalho qual seria o próximo passo.

No convívio de verão com os seus companheiros, ofereceu um exemplar a cada um deles. 

“O livro foi uma missão”, contou recentemente à 5Livros. “Tinha o objectivo da minha missão pessoal de contar a nossa historia aos meus companheiros e deixa-la para os seus descendentes mas acabou por ter uma acção multiplicadora”, refere. “Teve uma repercussão inesperada”.

A caminho está agora uma nova edição, que deverá contar com um comentário do próprio Presidente da República. 

A história da Companhia de Caçadores 2418 continua viva.