António Vasconcelos Raposo
António Jacinto Branco Vasconcelos Raposo nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, em março de 1950.
Licenciado em Educação Física pelo ISEF de Lisboa, com Mestrado em Ciências do Desporto vertente do Alto Rendimento Desportivo pela FMH, em 1997, cuja Tese versou «as Tendências Metodológicas determinantes na Evolução dos Resultados em natação de Alto Rendimento». É Treinador Superior de Natação formado pela DHfK de Leipzig, ex-RDA. Treinador de Mérito em natação pura desportiva atribuído pela FP de Natação.
Profissionalmente foi professor no Instituto Superior de Educação Física e na Escola Secundária de Professor José Augusto Lucas (Linda-a-Velha), e treinador de Natação, tendo muitos dos seus atletas sido apurados para competições internacionais como Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, da Europa, Universíadas e muitas outras competições internacionais e nacionais, tendo estado presente nestas competições com as funções de treinador nacional.
Participa regularmente como preletor de ações e cursos de treinadores a nível nacional e internacional, com destaque em ações ao abrigo da Solidariedade Olímpica em Angola, Moçambique e Argentina e igualmente como preletor em Congressos Internacionais realizados em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Ucrânia e Brasil.
Integrou a equipa responsável pela elaboração do Projeto de Formação dos Treinadores, de 200O a 2002, que funcionou no Centro de Estudos e Formação Desportiva. Também nessa altura foi responsável pela coordenação da Equipa de Redatores dos Manuais de Apoio à Formação dos Treinadores.
Em 2011, foi responsável pela Coordenação do Grupo de elaboração dos Referenciais de Formação assim como da equipa responsável pela elaboração dos Textos de Apoio aos Cursos de Treinadores, cujos Manuais do Grau I e II já se encontram editados pelo IPDJ.
É sócio de Mérito e Fundador da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação APTN. É sócio da Associação Mundial de Treinadores de Natação e da Associação Espanhola de Treinadores de Natação.
Tem livros publicados na área do treino desportivo e da sua experiência vivida na guerra colonial em Angola.
Pelo seu desempenho profissional recebeu diversas condecorações, distinções, louvores, menções honrosas, prémios e homenagens nacionais e internacionais.
Cumpriu o serviço militar obrigatório como Oficial Fuzileiro Especial, tendo integrado o Destacamento de Fuzileiros Especiais n.º 2 (Angola e São Tomé e Príncipe, 1973-1975) e de cuja experiência na Guerra d’Africa escreveu dois livros.