Daniela Soraia Neves Pinto
Daniela Soraia Neves Pinho nasceu no dia onze de Abril de 1999, no hospital S. Sebastião em Santa Maria da Feira. Com apenas dois meses de idade, e após alguns exames, os seus pais descobriram que era cega e durante cerca de dois anos fizeram de tudo para encontrar uma cura, algo que não conseguiram, deparando-se assim com um diagnóstico irreversível.
Com três anos começou a frequentar o pré-escolar a meio tempo, passando a cumprir o regime normal apenas no ano seguinte. Aos seis anos saiu da escola da sua residência, onde frequentara o pré-escolar, para ir para a escola da cidade mais próxima, para poder continuar com o apoio de ensino especial que já vinha tendo. Muda novamente de escola no quinto ano, onde se desloca para o Porto, para frequentar a escola de referência destacada pelo governo para pessoas cegas ou com baixa visão mais próxima da sua área de residência. É nessa escola que conclui o décimo segundo ano.
Após o término do décimo segundo ano ingressa no curso superior técnico profissional de Serviço Familiar e Comunitário, no instituto politécnico da maia (ipmaia), que conclui com excelência. Ainda no decorrer do curso, tem a oportunidade de fazer um estágio curricular com pessoas com deficiência, área de que muito gosta.
As suas outras paixões prendem-se com a leitura, a escrita e o canto. Por gostar tanto de escrever, resolveu um dia iniciar a escrita de alguns textos, que vieram a tornar-se neste seu primeiro livro.