Joaquim Hernâni Dias
Joaquim Hernâni de Almeida Dias
Nasceu em Moreira – Sausela a 4 de Maio de 1954.
Em 1971 rumou ao Porto por imperativos profissionais, e agrado pessoal. E por ali ficou.
A integração social na “cidade” era difícil, obrigou-o a um desenvolvimento pessoal de forte intensidade, para conciliar as atividades profissionais, familiares e sociais com a formação. Uma atitude recorrente que mantém no tempo presente. Uma formação diversa e dinâmica, ajustada aos tempos e às necessidades pessoais.
Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Das letras à Mediação Familiar (Ministério da Justiça), obteve formação em Psicologia, Sofrologia, estudou Finanças, Avaliação Imobiliária, Mediação e Atividades Imobiliárias. Estudou algumas terapias complementares da medicina tradicional, como a Naturoterapia…
Foi ajudante da construção civil, empregado de escritório, bancário, professor do 1.º Ciclo, Formador nos Cursos U.E., Consultor Imobiliário. Diretor desportivo e do Conselho Cultural no FCP – Dragão de Ouro (Dirigente do ano) em 2005. Técnico de Museografia em duas entidades privadas.
No desporto foi aínda dirigente associativo e federativo.
No mundo laboral dirigente sindical.
Na política, brevemente, autarca na Assembleia de Freguesia de Campanhã no Porto.
Tem publicado artigos diversos e dispersos por jornais e revistas portuguesas. Foi coautor da revista “Porto Clube / Porto Cidade” em 1991.
Participou em vários seminários e conferências ligadas à história, ao desporto, à deficiência e às terapias, em Portugal e no estrangeiro.
Organizou vários eventos: exposições, provas desportivas e culturais.
Dedicou-se ativamente à prática desportiva, nomeadamente à natação, ao atletismo e ao cicloturismo.
“O bom filho à casa retorna”. Aposentado, ei-lo de novo abraçado à história, à genealogia e à psicogenealogia – através da investigação particular que lhe é permitida pelo tempo de que dispõe nesta fase da sua vida.