Joaquim Moura
JOAQUIM MOURA nasceu em Santo Tirso, distrito do Porto, em Agosto de 1934, sob o regime de ditadura do Estado Novo.
Nascido entre pinheiros e milheirais, num meio pouco alfabetizado, descende de uma família de agricultores, onde a sua infância foi vivida, ao longo da Segunda Guerra Mundial, uma época muito difícil para Portugal, em que aprender a ler e a escrever não era importante.
Em 1955 é mobilizado para a Índia, onde faz a quarta classe e tem lições de português, francês e matemática, dadas por um padre jesuíta. Lá, reuniu os apontamentos que serviram agora para escrever esta obra.
Como trabalhador/estudante, após fazer o Curso Geral do Comércio tirou os cursos de Contabilidade, Gestão de Empresas, Gestão de Stocks e Mediação de Seguros.
Terminou a sua carreira profissional como gerente numa cooperativa agrícola, onde, ao seu serviço, fez várias visitas de estudo a alguns países da União Europeia.
Foi, só a partir dos 60 anos, após a reforma antecipada, por incapacidade, que Joaquim Moura começou a escrever mais assiduamente, tendo actualmente oito trabalhos realizados, compostos por crónicas, ficção e poesia. Em 27/01/2018, publicou o livro de poemas “Entre as Brumas da Memória”.