José Salgado Leite
José Salgado Leite nasceu em Cepães, concelho de Fafe, em 1948, mas reside atualmente em Braga.
Fez estudos secundários e técnico-profissionais, e ainda na adolescência teve formação básica em artes de espetáculo, nomeadamente em teatro e música.
Foi funcionário da administração pública, quadro do Centro Regional de Segurança Social do Norte, encontrando-se hoje aposentado dessa função, ao fim de mais de quarenta e dois anos de carreira contributiva.
Cumpriu o serviço militar obrigatório desde Julho de 1968 até Agosto de 1971, tendo estado durante mais de dois anos na guerra colonial em Angola.
Ao longo da vida empenhou-se na animação cultural, fez teatro, declamou poesia, foi instrumentista e cantor em imensos espetáculos públicos, dedicou-se episodicamente às artes plásticas, (chegando a expor em mostras coletivas), escreveu para jornais e revistas em Portugal e no estrangeiro, foi correspondente e assumiu cargos diretivos na comunicação social.
Foi galardoado com vários prémios literários em Portugal, Brasil e Angola e recebeu distinções de instituições e órgãos da imprensa escrita e falada.
É sócio cofundador e foi dirigente de várias associações de cultura, educação e recreio, entre as quais destaca o Núcleo de Artes e Letras de Fafe, por razões afetivas.
Desde que aprendeu a ler e a escrever, sempre gostou de praticar a atividade literária, (iniciando-a de forma puramente autodidática), apesar da sua modesta contribuição, em termos de publicação efetiva de livros, para o engrandecimento de tão nobre arte.