
José Sequeira Gonçalves
José Sequeira Gonçalves nasceu em S. Bartolomeu de Messines em 1952. Cursou História na Universidade de Lisboa, onde obteve também o grau de mestre em 1989, com uma tese inovadora sobre a participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial. A pesquisa efetuada a propósito deste tema permitiu-lhe escrever o seu primeiro romance, “Cruz de Portugal” (Saída de Emergência, 2007), no qual explanou as misérias e as glórias dos soldados portugueses em terras de França durante o conflito.
Publicou em 2010 o romance “Amanhecer na Rotunda” (Saída de Emergência), em parceria com João Espada, que ilustrou, obra comemorativa do centenário da implantação da República em Portugal. Adaptou ainda o livro ao teatro, tendo daí resultado uma peça homónima que subiu à cena no dia em que se completaram 100 anos sobre a revolução, pelas mãos do grupo Teatro Análise de Loulé (TAL).
Em 2014 publicou “Adeus, até ao meu regresso” (Chiado Editora), um romance de família que trespassa a história do nosso país desde os anos 1960 até ao final do século.
O seu último trabalho, antes do que agora se dá à estampa, foi “Zeca – Maior que o pensamento” (2017), uma peça de teatro levada à cena também pelo TAL e com a qual se assinalaram os 30 anos da morte do cantor Zeca Afonso.
José Sequeira Gonçalves é professor de História no Colégio Internacional de Vilamoura desde 1987.