Paulo Abreu Vieira
O Paulo Vieira nasceu no Porto em 1978. Formou-se em Técnicas de Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Apesar ter trabalhado em Londres, cedo concluiu que a Gerência Hoteleira não era o seu caminho regressando a Portugal para se dedicar inteiramente à Percussão, a sua grande paixão. Estudou diversos instrumentos étnicos de percussão, como Djembé, Congas, Darabouka, entre outros, e fez parte de vários grupos musicais. A percussão foi para o Paulo a primeira expressão da busca espiritual, da busca pela felicidade, e acabou por conduzi-lo ao Yoga.
A descoberta do Yoga foi muito importante; foi um reencontro, foi a descoberta do elo de ligação a um passado remoto e esquecido. Então o Yoga passou a ocupar uma posição central levando o Paulo a formar-se em Yoga para finalmente o lecionar, tendo aprendido maioritariamente com Miguel Homem e Pedro Kupfer.
Com o desejo de saber mais sobre o corpo humano e sobre o corpo energético decidiu estudar Medicina Tradicional Chinesa. Fê-lo com o Dr. Bal Kṛṣṇa, mestre de Acupuntura. Aprender Medicina Tradicional Chinesa foi uma autêntica bênção pois para além de poder ajudar as pessoas com o Yoga o Paulo também as pôde ajudar com tratamentos de acupuntura.
A dedicação que tem pelo Yoga e pelo Vedānta começou quando os encontrou, em 2004, e acabou por levá-lo à Índia para aprender com método, profundidade e de forma tradicional. Ao participar num retiro de Vedānta lecionado por Svāmī Dayānānda Sarasvatī, um conhecido mestre de Vedānta indiano, o Paulo encontrou o seu mestre. Foi talvez o momento mais importante da vida dele, que o transformou e o fez redefinir prioridades. A partir desse dia viajou todos os anos para Rishikesh, Índia, para aprender com o seu mestre, e desde então que se dedica ao estudo de Vedānta, Sânscrito, Canto Védico, e recitação de preces tradicionais da Índia.
Os últimos três anos e meio da sua vida foram passados em retiro espiritual na residência do seu querido mestre, no Āṛṣa Vidyā Gurukulam. O Āṛṣa Vidyā Gurukulam, para além se ser a residência do mestre, é também uma instituição de ensino tradicional de Vedān-ta, onde os discípulos aprendem intensivamente e extensivamente com vários professores. É um centro afastado das cidades, localizado nas montanhas, perto duma vila chamada Anaikatti, que literalmente significa &Lugar dos Elefantes*, e que é apropriado para o auto-conhecimento, para o estudo sério e dedicado de Vedānta. Foi lá que aprofundou os seus estudos, tendo estudado diversas Upaniṣads, a Bhagavadgītā, Brahma-sūtra (Catursūtrī), e outros textos de Vedānta, e onde também aprofundou e aprimorou o seu conhecimento de Sânscrito, de Canto Védico, de pūjā e orações.
Para além do Vedānta, do Sânscrito, do Canto Védico, do Yoga e da Acupuntura, o Paulo, nos seus tempos livres, ainda se dedica ao estudo de Ervas Medicinais e de Jyotiṣa, Astrologia Védica. As Ervas Medicinais são um bem precioso da humanidade que ajudam as pessoas a ter saúde física, mental e emocional, sendo portanto coadjuvantes para o avanço firme na espiritualidade. A Astrologia Védica é uma das disciplinas acessórias ao estudo dos Vedas a que o Paulo se tem dedicado nos últimos três anos, sendo que, mais recentemente, começou formalmente a aprender com Dean Lesser.
O Paulo está contactável pelo email 〝 paulovieira.om@gmail.com. Entre em contacto com Paulo se precisar de algum esclarecimento ou se quiser agendar um calendário de aulas.
Outros livros de Paulo Vieira
〝 Preces Matinais Antigas da Índia
〝 Ancient Morning Prayers of Índia