Muitas pessoas querem escrever um livro. Quase todas o começam mas muito poucas o acabam.
Porque é que isto acontece?
Porque a maior parte dessas pessoas preocupa-se em demasia com a coisa errada.
Talvez seja o seu caso. Tem uma história para contar e decidiu que vai fazer um livro. O seu primeiro passo foi definir esse objetivo. Eventualmente até definiu um dia para começar ‘a sério’.
Este foi o seu maior erro.
O segredo não está em criar objetivos relacionados com o início. O segredo para começar e acabar um livro está em escrever todos os dias, fazer disto um hábito. Tal como um atleta Olímpico tem de se comprometer com o seu treino para obter os resultados mínimos até à data decisiva.
Não me interprete mal. Não há nenhum problema em ter objetivos definidos quanto ao dia em que vai começar ou acabar, antes pelo contrário (como veremos mais abaixo).
Em 2012, uma estatística indicava que 97% das pessoas que tinha começado a escrever um livro não o tinha concluído. Deste 3% apenas 20 por cento conseguiam publicar o seu livro.
Sabemos que não quer fazer parte da maioria que não consegue finalizar o livro…
Vamos às nossas sugestões para ajudar a começar e acabar o seu livro, levando-o à publicação e ao melhor momento de todos: folhear as suas páginas…
Crie uma rotina para escrever todos os dias
Sabe porque é que grandes autores, que vendem milhões de livros, como Stephen King, James Patterson, entre outros, conseguem ser produtivos e não têm o fantasma da página em branco?
Porque criaram uma rotina de escrever todos os dias. Têm um processo de quando e onde escrever e só raramente fazem intervalos.
Desta forma conseguem obter uma elevada consistência no seu ritmo.
Há quem prefira escrever de manhã bem cedo. Há quem goste de o fazer à noite. Há quem opte pelo silêncio, outros pela música clássica, outros ainda só ‘funcionam’ se tiverem algum ruído em seu redor.
Cada caso é particular e isto incluiu escolher o seu método e o seu melhor período do dia.
As rotinas são importantes na nossa vida. Já se deu conta, por certo, de que todos os dias, após acordar, cumpre um conjunto de ações e quase sempre pela mesma ordem?
Escolha o seu meio para escrever
Como é que vai escrever todos os dias? Vai usar um caderno e escrever à mão, recuperar aquela velha máquina que estava a ganhar pó na arrecadação ou prefere o computador? Se for este último, já escolheu o programa que vai usar, se o Microsoft Word, o Pages, o Notepad ou outra aplicação?
Vai reforçar a luminosidade com uma lâmpada?
Tudo isto são detalhes mas que ajudam a criar o seu cenário de excelência para escrever.
Reserve 10 minutos, no máximo, para dar respostas a estas questões e siga em frente.
Defina uma data para acabar
Escolha o dia certo para acabar.
Quer goste, quer não, é muito provável que tenha de se impor uma data final para concluir o projeto. Sem essa data previamente escolhida vai sentir a tentação de ‘melhorar’ o livro.
A verdade é que se não definir uma data para acabar de escrever o livro, pode nunca o fazer.
Olhe para o calendário, faça uma análise cuidada do seu livro e estabeleça a data final, o dia em que o livro estará pronto.
Escrever um livro implica consistência
A consistência é fundamental para quem pretende escrever um livro. Desde o primeiro dia até ao momento em que o pode folhear.
Consistência nas rotinas, nos sistemas de funcionamento e no cumprimento de datas.
Com algum tempo vai, por fim, alcançar o ponto da rotina, em que está tudo tão bem alinhado que não há dúvida que vai conseguir cumprir os seus objectivos de publicar um livro.
Tem tudo pronto para criar as suas rotinas?