Lê livros como um escritor…

Lê como um escritor, todos os dias
Lê como um escritor, todos os dias

Se queres ser um escritor há algumas coisas que tens de fazer todos os dias. São regras práticas que fazem parte do ofício, tal como juntar água e farinha fazem parte do dia a dia de um padeiro.

São:

  • Identifica-te como um escritor;
  • Escreve todos os dias;
  • Lê todos os dias;
  • Vê filmes como um escritor;
  • Vê séries de TV como um escritor;
  • Lê como um escritor.

“Espera, não percebi… Ler como um escritor, ok, mas ver filmes e série de televisão como um escritor? O que isso quer dizer?”

Ainda bem que fazes essa pergunta.

A ligação entre escritores, o cinema e a TV é tão antiga como o cinema e a televisão. O que significa que sempre houve esse relacionamento.

Aliás, é importante dizer que sem escritores, sem autores de palavras, não haveria cinema, nem TV. Eles são tão fundamentais como os actores e realizadores.

Vê bons filmes mas sempre com o olhar crítico de um escritor
Vê bons filmes mas sempre com o olhar crítico de um escritor

Vê filmes como um escritor

Todos os filmes contam histórias. Estas são a base de todos os livros. Mesmo os livros de não-ficção têm origem numa história.

O autor Ray Bradbury dizia a todos aqueles que queriam ser escritores para verem muito filmes, em particular os clássicos.

Todos os escritores devem ser fanáticos por histórias, sendo que um filme tem a missão de contar uma no espaço de duas horas.

Quando estiveres a ver o filme dedica especial atenção aos detalhes, à estrutura do argumento, ao ritmo em que tudo se desenvolve, aos diálogos e às pequenas histórias que encaixam na principal. Procura avaliar o que funcionou bem e o que não resultou.

Vê séries de TV de grande qualidade e analisa-as como um escritor
Vê séries de TV de grande qualidade e analisa-as como um escritor

Vê séries de TV como um escritor

As séries de TV sempre assumiram um importante papel cultural. Pelo menos, desde os anos 80 do século passado.

No entanto, a sua importância cresceu, de forma significativa, desde o início deste século. Aliás, não será exagero dizer que as séries de TV têm hoje uma qualidade média superior à maioria dos filmes que estreiam nas salas.

Não só porque as séries conseguem reunir excelentes elencos, como atrair óptimos realizadores mas também porque há fantásticos autores a escrever para elas.

Assim, tal como nos filmes, vê séries de TV como um escritor.

Dá atenção a tudo aquilo que te motiva a ver episódio atrás de episódio de uma série. À forma como termina um episódio e começa outro.

Mas dá também atenção aquilo que te faz desistir de uma série.

Lê como um escritor, todos os dias
Lê como um escritor, todos os dias

Lê como um escritor

Stephen King diz que se não tens tempo para ler, também não tens tempo para ser um escritor.

Transforma a leitura num hábito e integra-a na rotina do dia-a-dia. Podes começar com 10 minutos. Se necessário leva um livro contigo e lê nos transportes ou na casa de banho.

Quando leres, lê como um escritor. Seja um romance, um conto, um livro de poesia, um ensaio ou uma obra de não-ficção.

Toma nota da estrutura, daquilo que, na tua perspectiva, funciona e não funciona. Sem esquecer as razões e motivos de ter funcionado ou não.

Conclusão

Um escritor faz-se de tudo aquilo que viveu, pensou, sonhou mas também leu, viu e ouviu. Os livros, o cinema e a TV são importantes na criação da tua próxima obra.