A criação literária interliga-se, sendo dela muitas vezes subsidiária, com a biografia de quem produz textos, nomeadamente os de cariz literário, sejam eles poéticos, narrativos, dramáticos ou de outro género/subgénero qualquer. Frequentemente, a relação é tão íntima que os leitores ganham conhecendo ambas.
O propósito de questionar os autores quanto ao assunto, recorrendo a um questionário pré-estabelecido, previamente pensado, programado e aprofundado, é um meio de dar a conhecer tanto a biografia como a criação literária dos autores.
Tendo o método sido aplicado a um amplo leque de autores brasileiros em várias latitudes do Brasil, a possibilidade surgiu de o incrementar na Região Autónoma da Madeira. Através da gravação áudio, conservaram-se, em grande parte, as respostas dadas por 19 autores ligados à Região Autónoma da Madeira.
O presente livro compila, pela escrita adaptada das respostas orais e espontâneas, a substância do ponto de vista expresso por quase duas dezenas de autores com produção literária diferente a vários níveis.
A escrita conserva, condensando, a biografia e a criação literária de autores nascidos, sensivelmente, na primeira metade, mais precisamente da década de 20 à de 60, do século XX.
Permite compreender este período de transformações históricas e políticas, entendendo o fenómeno da produção cultural, sobretudo literária, pela palavra dita por figuras diferentemente conhecidas do panorama arquipelágico madeirense.