Ao longo dos anos tem-se verificado, em Portugal, um crescente interesse pela aprendizagem da música jazz. A procura de informação e de conteúdos, que sustentem o conhecimento nesta área, é uma realidade e uma necessidade evidente, por parte dos professores de música, estudantes e instrumentistas em geral. Atualmente, não existe qualquer obra, editada em português, acerca dos processos de rearmonização na música jazz, bem como, da teoria musical inerente, limitando, assim, a aquisição do conhecimento.
Este livro divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo conta com a apresentação dos conteúdos teóricos (acordes, campo harmónico, cadências, ritmo harmónico, modos, funções tonais, dominantes secundários, sobretónicas secundárias, substituição tritónica, notas de tensão, modulação, entre outros assuntos), indispensáveis à compreensão dos processos de rearmonização. No segundo capítulo expõem-se as técnicas de rearmonização, bem como, os excertos musicais demonstrativos, também disponíveis em formato áudio, através da leitura de um código QR. A obra culmina com a rearmonização de quatro composições do repertório jazzístico.