Podes ter uma ideia sobre o que será no momento em que o começas a escrever mas sabes mesmo qual vai ser o tema do livro que vais criar?
As ideias estão definidas? São claras?
Já pensaste sobre tudo e tens tudo organizado?
És capaz de explicar numa ou duas frases, em cerca de 30 segundos, o conteúdo do livro, seja ele um romance, uma obra de poesia, um ensaio, uma tese académica, uma história de uma associação, a colectânea de artigos que publicaste num jornal ou blog?
Se a resposta for sim, estás cada vez mais próximo do teu objectivo começar e acabar o livro que desejas publicar. Seja porque motivo for.
Tens a certeza de ter tudo preparado.
Até já colocaste uns quantos post-it num quadro de cortiça no teu espaço para escrever que te vão ajudar ao longo do percurso.
Só falta colocar as mãos à obra. Literalmente.
Se, por outro lado, ainda não estás neste patamar, então chegou o momento de responderes a umas questões sobre o tema do livro. São fundamentais para este projecto de escreveres um livro, por isso encara-as com a necessária seriedade.
As perguntas para as respostas sobre o tema do livro
As questões decisivas são estas:
- Para quem é este livro?
- Qual é a grande ideia que o livro transporta?
- O que estás a tentar dizer?
- Como é que o teu livro é diferente de outros livros já publicados?
- Porque é que as pessoas devem investir (tempo, dinheiro) no teu livro?
- O que posso fazer de forma única e que mais ninguém pode?
Responde da forma mais completa possível a todas estas questões. Ninguém tem de ver as respostas mas devem ser uma espécie de bússola para o livro que vais criar. Por isso, devem ficar ao teu alcance.
Este é aquele tipo de tarefa que parece desnecessário a curto prazo mas vai fazer-te poupar tempo quando estiveres a escrever o teu livro.
A mais óbvia das perguntas
Além disso, será uma excelente forma de apresentares o teu livro a quem te fizer a mais óbvia das perguntas que se fazem a um autor.
Quando te perguntarem ‘qual é o tema do livro’, já sabes o que vais responder?