Jacqueline Torres
Jacqueline Torres é natural da Ilha de São Vicente – Cabo Verde e vive há trinta e dois anos em Ponta Delgada.
Desde há vinte e oito anos, é Técnica Superior de Reinserção Social na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo chefiado a Divisão de Coordenação e Apoio Técnico da então Direção dos Serviços de Reinserção Social nos Açores.
Foi responsável regional por diversos grupos de trabalho na área técnico-operativa de reinserção social e aquando da criação das Equipas Multidisciplinares de Apoio aos Tribunais – Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, ministrou formação aos respetivos Técnicos.
Tem formação específica na área da criminalidade, da delinquência juvenil e da justiça de adultos, frequentada na Região Autónoma dos Açores, em território continental e no estrangeiro e publicou, em jornal regional, diversos artigos sobre justiça, marginalidade e delinquência.
Trabalhou no Programa Nacional de Acreditação de Hospitais, do Acreditation Programme (Reino Unido), no Hospital do Divino Espírito Santo – Ponta Delgada.
Em Setembro de 2012, foi homenageada em Ponta Delgada, por Suas Excelências, o Senhor Primeiro-Ministro da República de Cabo Verde, a Senhora Ministra das Comunidades e a Senhora Embaixadora da República de Cabo Verde em Portugal.
Foi, por duas vezes, premiada no Poetry Slam – Ponta Delgada e tem poemas publicados na CAPÍTULOS – Poesia nos Açores – 2014 (Governo Regional dos Açores; Direção Regional da Juventude e Programa Põe-te em Cena).
É autora dos livros Justiça Madrasta: uma história de delinquência juvenil (2006); Inconfidências de Adélia (2007); Memórias de um Investigador Criminal (2008) e Infernos Privados (2010).