Esta publicação dá forma pública ao relatório final do estágio de pós-
-doutoramento da sua autora.
Num momento em que a intervenção municipal na Educação, nomeadamente escolar, tem vindo a registar uma expansão reconhecida, é importante divulgar trabalhos, como este, que contribuem para o conhecimento e para a reflexão em torno das ofertas educativas das câmaras municipais, genericamente distantes de um produto uniforme e previsível, seja pelos recursos alocados seja pelas dinâmicas desenvolvidas nos contextos locais.
O livro tem como objeto o Programa Gai@prende+ e propõe-nos uma análise crítica das perceções de diferentes atores sociais envolvidos (autarcas, técnicos municipais, diretores de escolas, professores, pais e encarregados de educação, alunos), com distintas natureza e missão: i) por um lado, a natureza estatal, pública, que caracteriza o município e a maioria das escolas, reclamando-se por isso uma justa distribuição dos recursos públicos, sem, todavia, ignorar entidades privadas, como são as famílias e as IPSS; ii) por outro, a missão do poder local e da escola pública que, apoiados por uma rede social local, protagonizam o desafio do desenvolvimento da cidadania, pilares de uma sociedade democrática que busca a inclusão onde devem caber toda a riqueza e complementaridade dos processos educativos formais, não formais e informais.
O livro organiza-se em vários capítulos, dedicados ao enquadramento político-normativo e à caracterização do contexto, à apresentação dos objetivos do estudo e da metodologia, bem como à apresentação dos principais resultados e considerações finais.
Interessa a todos quantos acompanham a intervenção dos municípios na Educação com um renovado interesse.
António Neto Mendes, Universidade de Aveiro